PUBLICIDADE

Nortão: índios protestam contra descumprimento de acordo do DNIT

PUBLICIDADE

Um grupo de cerca de 30 índios, de etnias variadas, liderado por Megaron Txucarramãe realizaram, hoje, um manifesto em Colíder. Eles reivindicavam recursos prometidos pelo governo federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para compensação das aldeias Mecaronti, Kapojarina e Panará. Os indígenas fecharam uma das laterais da praça Central e depois a travessa dos Parecis, que fica em frente a sede da prefeitura.

Megaron afirmou que o governo liberou recursos para algumas aldeias e para outras não. “A terra indígena Mecaronti fica ligada aqui em Colíder. O DNIT ficou de resolver e liberar esse dinheiro e não liberou. Índio vem aqui fazer essa manifestação e pedir pra prefeitura negociar com Dnit antes que índio vai lá na BR-163 e fecha a rodovia”, protestou.

De acordo com a assessoria de imprensa, os índios foram ouvidos pelo secretário de Gestão Pública, Cláudio Scalon. Ele explicou que esta foi uma política de compensação adotada pelo governo federal com os povos da amazônia. A compensação é devido ao asfaltamento da BR-163 que irá afetar o parque nacional do Xingu. Outra reivindicação apontada pelos manifestantes é de que o governo do Estado mantenha as políticas indígenas ligadas à Secretaria da Casa Civil e não ao vice-governador. Segundo eles, há um projeto em tramitação mudando a competência para a vice-governadoria.

Leia também
Pagot diz que DNIT não deve para índios: “malandro tem em qualquer lugar”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE