Cerca de cem índios da etnia Terena mantém a BR-163 bloqueada próximo a Itaúba (90 km de Sinop) pelo terceiro dia seguido. Policiais rodoviários federais estão no local tentando negociar o fim do protesto. Não há previsão se haverá liberação, por algumas horas, como ocorreu ontem.
De acordo com informações da PRF de Sinop, os índios estão irredutíveis e afirmam que só liberam o tráfego após se reunirem com um representante da Fudanção Nacional do Índio (Funai) de Brasília. Somente ambulâncias e carros de emergência estão sendo liberados. Eles reivindicam a implantação de uma coordenadoria regional da Funai
Conforme Só Notícias informou, eles liberaram o tráfego ontem, entre às 13h e às 16h, porque havia cargas com alimentos perecíveis e famílias com crianças, por várias horas na fila. Com isto, centenas de caminhões, ônibus e veículos conseguiram seguir viagem para cidades do Nortão e em direção a Sinop, Sorriso, Lucas, Cuiabá, dentre outras. O bloqueio começou na segunda-feira (14) à tarde.
O protesto tem causado muitos prejuízos para empresas, profissionais liberais e pessoas que precisam viajar. A PRF orienta motoristas de caminhões e veículos a buscaram uma rota alternativa, passando por rodovia estadual a partir de Marcelândia com acesso a Claudia, chegando a Sinop e seguindo viagem pela BR-163. O “desvio” aumenta em 220 quilômetros o trajeto.
(Atualizada às 11:18h)
Leia também:
PRF pede à motoristas que evitem viajar para o Nortão devido bloqueio
MP cobra que Funai interceda para acabar bloqueio da BR-163 no Nortão