"O idoso se renova a cada dia que começa, o velho se acaba a cada noite que termina, pois enquanto o idoso tem seus olhos postos no horizonte, de onde o sol desponta e ilumina a esperança, o velho tem sua miopia voltada para as sombras do passado". O texto, extraído do livro "Aprenda a curtir seus anos dourados", é uma das opções de leitura do projeto "Contador de Estórias" que será desenvolvido na Casa Lar do Idoso, no município de Tapurah.
De acordo com o promotor de Justiça Fábio Paulo da Costa Latorraca, o projeto será conduzido por voluntários que irão possibilitar aos idosos momentos de prazer com a leitura de bons livros. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso e a Igreja Católica. "A ideia é de que todos os dias, em horários predeterminados os voluntários leiam livros, previamente selecionados, aos idosos. A Casa Lar do Idoso reservará um espaço aconchegante para leitura", afirmou o promotor de Justiça.
Segundo ele, cerca de 15 idosos frequentam diariamente o local. Além de atividades de lazer, o grupo também recebe alimentação. As atividades são coordenadas pela diretora presidente da Organização Amigos do Meio Ambiente e Ser Humano (Oamash), Idália Francisca dos Santos, conhecida como "dona Lourdes". "A expectativa é de que, com a criação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e do Fundo Municipal de Direitos do Idoso, a Casa Lar, que já desenvolve vários projetos, possa ser melhor estruturada", destacou o representante do Ministério Público.
O promotor de Justiça explicou que o Conselho e o Fundo Municipal de Direitos do Idosos foram criados recentemente, após a realização do projeto "Jornada da Inclusão". A mobilização resultou, inclusive, na realização do 1º Fórum Municipal dos Direitos do Idoso, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.