O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), unidade Sinop, multou em aproximadamente R$ 1,5 milhão o proprietário de uma área em Matupá (220 quilômetros ao Norte) pelo desmatamento ilegal de 315 hectares. Agentes chegaram ao local, na terça-feira (25), e concluíram a retirada dos maquinários apreendidos, quatro tratores, no final de semana.
O gerente executivo do Ibama, Waldivino Gomes Silva, explicou ao Só Notícias, que o desmatamento foi constatado a partir do sistema de monitoramento. “Agora o proprietário vai responder processo administrativo e também criminal”, destacou, ao informar que prisões não ocorreram. Dois dos maquinários apreendidos estão no pátio da prefeitura de Sinop e os demais, de uma entidade parceira do instituto.
Waldivino afirmou que a ação na propriedade integra a Operação Onda Verde, deflagrada ainda no passado e sem previsão para terminar. Os trabalhos também acontecem, de forma ostensiva, em Rondônia e Amazonas, considerados pelo monitoramento ambiental como áreas críticas.