Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam em flagrante nos municípios de Feliz Natal e União do Sul cinco tratores que desmatavam áreas de floresta amazônica com a utilização de correntão. Os crimes ambientais foram detectados e autuados, esta semana, em prosseguimento a Operação Disparada. Os desmatamentos foram detectados a partir de imagens de satélites e contou com o auxílio do helicóptero durante a fiscalização.
De acordo com a assessoria do Ibama, ainda está sendo feito o levantamento do total da área devastada para que seja estipulada os valores das multas a serem aplicadas, além da lavratura do termo de embargo da área. Além das sanções impostas pelo Ibama, os infratores devem responder por crime ambiental na justiça.
Segundo o chefe da fiscalização do Ibama em Mato Grosso, Luciano Guerra, “todo equipamento que for flagrado cometendo crimes ambientais, como desmatamento ilegal ou extração ilegal de madeira na região será apreendido e retirado de seu proprietário. A continuidade do desmatamento não será tolerada no norte do Mato Grosso”, disse, por meio da assessoria.
A apreensão dos equipamentos utilizados para a prática do crime ambiental é parte da estratégia de descapitalização dos desmatadores ilegais. A retirada destes bens dos responsáveis pelos crimes ambientais é uma garantia de que eles não continuarão sendo utilizados para destruir a floresta.