O governo do Estado firmou parceria com mais duas prefeituras do Nortão, por meio da pasta de Transporte e Pavimentação Urbana, para liberação de 75 mil litros de óleo diesel. Os extratos, divulgados hoje, apontam que Nova Ubiratã deve receber 45 mil litros e Novo Mundo, outros 35 mil. Ambas as cidades já decretaram situação de emergência por causa das chuvas, já que estradas ficaram intransitáveis e comunidades isoladas, além de pontes danificadas.
No entanto, para ter acesso ao combustível, as prefeitura precisam elaborar um plano de ação para apresentar ao governo. Os termos tem validade de 180 dias. "Caberá ao município a responsabilidade de execução dos serviços de conservação de rodovias não pavimentadas, relacionados no projeto básico, arcando com outros custos operacionais e administrativos de utilização de suas máquinas e operadores", consta nos documentos.
Com a definição das documentações os prazos para início e término dos trabalhos, bem como os trecho a serem recuperados ainda devem ser divulgados.
O governo liberou recentemente outros 160 mil litros de óleo diesel. No Norte e Médio-Norte foram beneficiadas Novo Horizonte do Norte (10 mil litros), Tabaporã (25 mil litros) e Tapurah (20 mil litros). A demais são Novo Horizonte do Norte (10 mil litros), Juruena (20 mil litros), Guiratinga (20 mil litros), Cotriguaçu (10 mil litros), Alto Araguaia (45 mil litros) e Brasnorte (10 mil litros).
Uma das rodovias que está tendo manutenção, embora o período de chuvas atrapalha, é a 423 entre União do Sul e Claudia, onde ocorreram acidentes devido a atoleiros, causando prejuízos.