Alta Floresta, Matupá, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e demais cidades do Nortão serão beneficiados com federalização e ampliação da BR-080. O projeto de lei 3129/08, de autoria do senador Jaime Campos (DEM) foi aprovado em caráter conclusivo (não precisa ser votado em plenário, apenas nas comissões) e aguarda sanção presidencial. A federalização é feita por meio da inclusão de trechos no Plano Nacional de Viação (Lei 5.917/73), passando, assim, os custos de sua manutenção e futura pavimentação para a União.
Inicialmente previa a federalização de 1850 Km da BR-080, de Brasília (DF) a Ariquemes (RO), no entroncamento com a BR-364. A Comissão de Constituição e Justiça acolheu substitutivo da Comissão de Viação e Transportes, segundo o qual o ponto final da rodovia passa a ser a cidade de Guajará-Mirim (RO), que fica na fronteira com a Bolívia. Pelo traçado, sairá da capital federal, passará pelos municípios de Luiz Alves, (GO); Alô Brasil, São José do Xingu, Matupá, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Cotriguaçu, Colniza, (MT); Nova União, Machadinho D’Oeste, Ariquemes, Guajará-Mirim (RO).
Também tramita no Congresso, em regime de prioridade, dois projetos de lei anexados: o 3239/08, de autoria da senadora Sérys Slhessarenko (PT) e o 1894/07, de autoria do deputado federal Wellington Fagundes (PR), que federaliza e amplia a BR-242. O texto está atualmente na Comissão de Viação e Transporte, aguardando parecer. Se aprovado, passará aos cuidados da União, as estradas em território Mato-grossense, que ligam as cidades de Querência, Gaúcha do Norte, Nova Ubiratã, Sorriso, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Brianorte, Brasnorte, Juína.
De Juína, partirá rumo a Vilhena e depois a Porto Velho (RO), passando por Rio Branco e Tarauaca (AC). A partir daí, para se tornar um caminho de exportação idealizado pelos agricultores matogrossenses, deverá ser construída pelo país vizinho Perú e chegar ao porto de Lima, no Oceano Pacífico. Estudos preliminares apontam economia de 1,2 mil quilômetros e que, para os produtores de Mato Grosso o frete ficará 50% mais barato do que usar os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Conforme Só Notícias já informou, o Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro (DEC) contratou a Fundação Ricardo Franco para elaboração de Estudos de Ensino e Pesquisa, para a confecção de projetos para a BR-242, entre a cidade de Sorriso e a BR-158 dando acesso ao Tocantins para rodovia que chega a porto de Itaqui, no Maranhão.
A rodovia é considerada um importante corredor multimodal e estrutural, que cortará Mato Grosso de Leste a Oeste e está inclusa na lista de obras do Plano de Aceleração do Crecimento (PAC), possibilitando, após ligar os dois extremos do Estado, outras vias de escoamento da produção matogrossense, barateando o frete.
Um dos problemas que deverá ser resolvido pelos estudos na BR-242, será a construção dentro da Parque Indígena do Xingú, área de difícil acesso, com muitos rios e floresta nativa.