As cerca 80 famílias que foram retiradas de uma fazenda a aproximadamente 20 quilômetros de Marcelândia, denominada Tupã, permanecem acampadas em um terreno nos fundos da Câmara de Vereadores. A informação foi confirmada por Jarlene de Souza Pires, presidente da Associação dos Agricultores Rurais Terra da Gente. “As famílias continuam acampadas no fundos da câmara e até o momento não temos nada de informação”, explicou, ao Só Notícias. Não há previsão de quando elas deixarão o local nem para onde vão.
O “despejo” ocorreu em meados do mês passado, quando oficiais de justiça e Polícia Militar cumpriam mandando de reintegração de posse dos legítimos proprietários. De acordo com a representante, algumas famílias moravam há aproximadamente 10 anos na localidade. Conforme Só Notícias informou, a liminar de reintegração foi expedida no ano passado, pela Vara Especializada do Direito Agrário, em Cuiabá, e leva em consideração o não cumprimento de um acordo entre os envolvidos, feito em setembro de 2009, na comarca.
No processo consta que os reais proprietários das terras doaram uma determinada área para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação dos Camponeses do município atenderem as 12 famílias que estavam morando irregularmente na área e fazem parte do processo. Em troca, elas deveriam deixar as demais áreas da propriedade. No entanto, a informação repassada pelo Fórum é que novas famílias se instalaram nas terras após o acordo.