A agência do INSS de Colíder (157 quilômetros de Sinop) está sem peritos, há 40 dias. Ainda não foram destacados novos médicos após dois profissionais terem sido exonerados. E ainda não há previsão de quando ao menos um médico voltará a atender. A assessoria do instituto informou, há pouco, ao Só Notícias, que "tem feito gestões junto ao Ministério do Planejamento no sentido de viabilizar a abertura de novas vagas para o cargo de perito médico". "Após o último concurso público para a contratação de médicos peritos, que vigorou até 17 de abril de 2014, a unidade Colíder contava com dois médicos, dos quais passaram por um processo administrativo, que garante ampla defesa" e que "a central de atendimento 135 está à disposição para orientar a população e também para realizar os agendamentos ou reagendamentos necessários".
Enquanto o problema não é resolvido, os usuários que necessitam de atendimento precisam procurar as agências de municípios municípios para fazer a perícia, como em Alta Floresta, que fica a 165 quilômetros de distância.
Na data das exonerações que ocorreram no dia 8 de maio, a gerência-executiva do INSS informou, ao Só Notícias, que os segurados tiveram suas perícias remarcadas para outras unidades de sua preferência. Não foi informado quantos usuários foram remanejados e quando serão contratados médicos para solucionar o problema. Segundo o Diário Oficial da União eles teriam praticado infração administrativa de usar cargo público para tirar proveito pessoal ou para outros. Não foi especificado o tipo de vantagem que teria sido obtida.
(Atualizada às 17:05h)