Os motoristas e e moradores das proximidades da Serra do Cachimbo, na altura do km 46, do trecho em obras da BR-163 (que vai de Guarantã do Norte à divisa com o Pará), devem redobrar a atenção hoje pois uma detonação, de médio porte, de rochas, será feita logo mais às 10h. O fluxo de veículos será interrompido até às 10h30. Militares do 9º Batalhão de Engenharia de Construção, responsáveis pela obra, estão trabalhando para garantir a segurança do local e contam com o apoio da CEMAT (Centrais Elétricas Matogrossenses) e da empresa Águas de Guarantã que estarão disponibilizando técnicos no local, para que caso haja alguma interferência, as companhias possam tomar as medidas cabíveis.
As detonações no trecho em obras têm por objetivo alargar os 50,66 quilômetros de estrada que estão sendo pavimentados. Na Serra Negra tais procedimentos já foram concluídos. No decorrer das próximas duas semanas serão realizadas quase que diariamente detonações de pequeno e médio porte na Serra do Cachimbo. Os procedimentos podem ocorrer tanto pela manhã quanto na parte da tarde, com interdições do trânsito que podem variar de 30 minutos a uma hora.
O comandante do 9º BEC em Guarantã do Norte, capitão Luciano Rodrigues, recomenda cautela ao trafegar na rodovia. “Evitem o excesso de velocidade. Além disso, a presença de caminhões e máquinas no trecho em obras torna o trajeto perigoso. Estamos trabalhando para evitar todo o tipo de transtorno e a colaboração da população é fundamental”, afirma.