PUBLICIDADE

Nortão: estação que mede tremores de terra será reativada

PUBLICIDADE

O professor doutor Lucas Vieira Barros, chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), confirmou que vai ser reativada a estação sismográfica de Juara, instalada em 1998 e que teve suas atividades descontinuadas nos últimos anos. A unidade voltará a acompanhar abalos sísmicos, tremores de terra. A região de Porto dos Gaúchos (160 km de Sinop) “é uma das mais importantes, senão a mais importante Zona Sísmica do Brasil”, afirma o renomado pesquisador, que vai ao Nortão, esta semana, acompanhar os procedimentos técnicos de reativação. “Estamos levando equipamentos novos para essa estação, que é permanente”, acrescentou.

Ele explica que, em março de 1998, mês em que foi registrado um abalo de 5,2º na escala Richter, os equipamentos foram instalados. Outro tremor de magnitude semelhante ocorreu em março de 2005. Antes, em 1955, um dos maiores tremores da história do Brasil ocorreu próximo ao município, na região da Serra do Tombador.

Lucas também pretende apresentar os resultados dos estudos feitos sobre a área. O motivo dos abalos sísmicos é uma falha geológica, uma região em que a terra é mais frágil. Esta falha tem 6 km de extensão e 6 km de profundidade e fica localizada na junção dos rios Batelão e Bocaiuva.

Segundo o professor Lucas, é muito importante continuar os estudos na região, inclusive como uma forma de prevenção. Ele lembra que o abalo de 1955 ocorreu em uma época na qual a região era praticamente inabitada, sendo que hoje várias cidades existem nas proximidades. “O acompanhamento precisa ser permanente. Porque terremotos são imprevisíveis e inevitáveis”, diz.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ciclista é atropelada e encaminhada ao hospital em Sinop

Uma ciclista foi atropelada, esta noite, no cruzamento entre...

IFMT aumenta vagas remanescentes em cursos de bacharelado em Lucas, Sorriso e mais cidades

Estão abertas as inscrições para as 258 vagas remanescentes...

Tribunal anula lei que concedia aposentadoria especial a professores em Mato Grosso

O TJMT declarou inconstitucional uma lei complementar que concedia...

Bombeiros capturam cobra jiboia em distrito industrial em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros foi acionado esta manhã para...
PUBLICIDADE