Uma fazenda na região Norte foi embargada, esta tarde, pela fiscalização do Ibama, na inspeção feita pelas equipes do Ibama acompanhada pela ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira e o ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardozo. Foram apreendidos dois tratores esteiras, o correntão utilizado para a derrubada das árvores e cerca de 1.600 toneladas de arroz, que serão doados ao Programa Fome Zero.
O dono da fazenda, que reside em Sorriso, foi multado em R$ 600 mil e terá o nome publicado em uma lista no site do Ministério do Meio Ambiente. O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano de Meneses Evaristo, informou que, “quem for pego comprando o arroz produzido nesta propriedade, pelo infrator, também será autuado”. O proprietário poderá recorrer da decisão.
Hoje, conforme Só Notícias já informou, os ministros, acompanhados do governador Silval Barbosa, estiveram em Sinop, conhecendo novo plano de fiscalização no Estado visando combater o aumento nos desmates ilegais. A ministra apontou que, até julho, o objetivo é atingir o patamar de “desmate ilegal zero”. Ela pondou que, produtores e madeireiros que possuem autorizações para abrirem áreas e extraírem madeira, “não precisam temer”, desde que as ações sejam dentro da legislação.
Leia ainda
Ministra cita queda em desmates no MT e que “maioria é gente séria”