O superintendente estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Luiz Antônio Garcia, esteve em Terra Nova do Norte, sexta-feira, avaliando os danos causados no km 985, na cabeceira da ponte sobre o rio Esperança. Ele afirmou, ao Só Notícias, que as duas vias serão interditadas a partir dessa semana para a reconstruir a pista. O serviço deve durar pelo menos 20 dias. “Vai depender das condições climáticas, se continuar chovendo fica complicado. Não é um trabalho que vai poder ser feito rapidamente”, garantiu.
O superintendente vai se reunir hoje com o prefeito Milton Toniazzo para definir qual será a rota do desvio, por dentro da cidade. Garcia disse que o DNIT vai arcar com os prejuízos que as vias asfaltadas da cidade possam sofrer. “Vamos recapear depois essas ruas e avenidas por onde passar o desvio, o município não será prejudicado”, enfatizou, em resposta ao receio do prefeito de que o intenso fluxo de veículos de carga possa deteriorar o asfalto das ruas. O desvio deve ter um trajeto de 2 a 3 km.
Uma outra rota apresentada como alternativa, não foi aprovada. “Essa teria o desvio por uma via não pavimentada e seria difícil porque percebemos que o lençol freático está alto, em muitos pontos está minando água. Logo se formariam atoleiros e o transtorno para a cidade seria ainda maior”, explicou. Ainda não foi avaliado, segundo ele, o valor a ser investido nesse trabalho de recuperação.
Após chuvas intensas, parte da cabeceira da ponte sobre o rio Esperança desmoronou. A erosão atingiu os barrancos e uma parte dele cedeu, formando um buraco na pista, em cima da ponte. A rodovia chegou a ter as duas pistas interditadas. Desde quinta-feira, foi liberado o tráfego em meia-pista, com revezamento, sob o controle do DNIT. O buraco está aumentando devido a queda do barranco. As chuvas acabam deixando o solo molhado e dificultando trabalho de recuperação. Para a recuperação, será necessário interditar completamente abrindo um desvio. Este é o segundo ponto interditado da BR-163 no Nortão, sendo que há pouco mais de um mês, uma represa estourou próximo a Lucas do Rio Verde e danificou parte da pista.