A superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) abriu licitação para contratar serviços de conservação e recuperação da BR-242. O trecho que receberá as obras tem 151 quilômetros e vai do quilômetro 582 ao 733, entre o entroncamento da MT-130, no distrito de Santiago do Norte, e Nova Ubiratã.
Os serviços incluem a recuperação do asfalto, conservação e limpeza dos dispositivos de drenagem, com controle da vegetação, além da limpeza e recomposição da sinalização viária. A contratação está orçada em R$ 31,8 milhões, porém, o valor final será conhecido após a homologação do procedimento licitatório. O prazo para a empresa vencedora concluir a obra será de 730 dias.
Recentemente, o DNIT homologou a licitação para a contratação de empresa que vai elaborar os estudos de impacto ambiental das obras de implantação de um novo trecho da BR-242, entre Sorriso e Querência. Os estudos abrangem a área de arqueologia, espeleologia, comunidades tradicionais e inventário florestal. O prazo de execução do contrato é de 30 meses.
A contratação atende à determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tendo em vista que o novo trecho da rodovia a ser implantado está localizado nas adjacências de áreas de conservação e de terras indígenas. A autarquia já havia contratado o estudo do componente indígena para o licenciamento deste empreendimento.
O trecho a ser implantando compreende um segmento de aproximadamente 288 quilômetros. De acordo com o DNIT, a rodovia federal BR-242 representa “uma importante rota de apoio ao escoamento da produção agrícola mato-grossense, conectando as rodovias BR-163 e BR-158, no Mato Grosso, e, a partir daí, até importantes portos no norte do país, como Miritituba, no Pará, e Itaqui, no Maranhão”.
No mês passado, a autarquia entregou a ponte de concreto na rodovia federal sobre o rio Ronuro, a 35 quilômetros do distrito de Santiago do Norte, no município de Paranatinga (381 quilômetros ao Sul de Cuiabá). Com 100 metros de extensão, a estrutura já está com tráfego de carretas e veículos liberado.
No ano passado, foram concluídas as obras das pontes nos rios Von Den Steinen, Bonito, Desejado e Ferro. Em 2018, foram sobre os rios Água Limpa, Jaguaribe e Santiago. As obras estão inseridas em um contrato que totaliza um investimento de R$ 33 milhões.