O Procon de Alta Floresta está na fase final de organização dos documentos de entidades e instituições do município que serão enviados ao Ministério Público denunciando uma operadora de telefonia devido aos últimos problemas causados com as interrupções no acesso a internet e telefonia na região. O coordenador da unidade de Defesa do Consumidor, Valdeci do Nascimento, é quem organiza a ação que deve ser protocolada em nome do município. “Estamos apenas avaliando se vamos protocolar no Ministério Público Estadual em Alta Floresta ou no MPF, em Sinop”, explicou ao Só Notícias.
A decisão de fazer a denúncia ao Ministério Público ocorreu há cerca de 15 dias e, a expectativa, segundo Valdecir, é que seja enviada até a próxima semana, antes da realização da audiência pública promovida pelo Procon de Sinop, marcada para terça-feira (30), às 10h.
As interrupções no fornecimento dos serviços já resultaram em algumas denúncias protocoladas por entidades, como Associações Comerciais e Empresariais de Sinop e Sorriso, além de outros órgãos, nos Procons municipais que já alertaram a Superintendência de Defesa do Consumidor, em Cuiabá.
Na última semana, o caso foi levado ao Ministério Público Federal, em Sinop, por meio de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas do município. Na ocasião, a procuradora Analícia Ortega Hartz, afirmou que intimará representantes da empresa de telefonia e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para audiência também na terça-feira, às 14h.
Conforme Só Notícias informou, ao mesmo tempo que os serviços que dependem da internet ficam prejudicados, os contatos por telefone em chamadas interurbanas e por celular também permanecem sem viabilidade. A última queda de internet ocorrida na região foi no dia 7 (domingo) e durou mais de três horas. No sábado (06), pela manhã, o sinal de internet também foi interrompido por várias horas. No dia 1º de agosto (segunda-feira), parte da região Norte ficou mais de seis horas sem conexão.