Representantes de diferentes segmentos de oito cidades do Nortão participam, nesta sexta-feira, em Lucas do Rio Verde, da Conferência Regional pela Erradicação do Trabalho Escravo, com a finalidade de fomentar propostas para coibir ações desta natureza e as atribuições dos poderes envolvidos. A mesa de abertura está marcada para logo mais às 8h30.
Às 9h30, será a vez da palestra “Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil e em Mato Grosso: desafio e superação”. Às 10h, será a vez da apresentação do “Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo”. O intervalo será ao meio-dia com as discussões retornando à tarde.
Às 14h, serão tratadas das “Ações Regionais e Políticas Públicas”e, às 16h, “Contribuições do plano”. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilfo Wandscheer, está será a oportunidade do poder público apresentar e orientar cidadãos, trabalhadores e empregadores sobre o trabalho escravo. “Não é somente fazer repressão mas também orientar para que o trabalhador, o empregado tenha conhecimento do que a lei fala e possa haver o cumprimento [pelos patrões]”, declarou, ao Só Notícias.
Devem estar envolvidas nas discussões os municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Ipiranga do Norte, Tapurah, Itanhangá, Nova Mutum, Santa Rita do Trivela, Nova Ubiratã.