Os 14 municípios que integram o Consórcio Ambiental de Desenvolvimento Regional Alto Teles Pires (Cidesa) terão suas malhas viárias recuperadas, a partir desta quinta-feira, com a entrega da patrulha mecanizada pelo Estado. A confirmação foi feita pela Executiva do consórcio.
Os seis caminhões, duas moto niveladoras, retro escavadeira, rolo compactador, caminhão ‘meloso’ e prancha para transporte das máquinas, já foram adquiridos pelo Estado há mais de dois mêses, mas ainda aguardava a definição da empresa que vai executar os trabalhos para fazer a entrega.
Os trabalhos devem iniciar nas estradas de Sorriso. Seguindo a ordem de sorteio, passará para Vera, Tapurah e Ipiranga. Na segunda etapa, a equipe executará as obras em Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde e Nova Ubiratã. Claudia, Feliz Natal, União do Sul e Santa Carmem serão os últimos a receber a patrulha.
Muitos desses municípios enfrentam problemas em suas estradas, ainda não asfaltadas, que foram danificadas durante o período chuvoso e escoamento da safra. Pela parceria, o Estado cede o maquinário, o combustível, as peças de reposição e 50% da mão-de-obra, já está praticamente pronta. O consórcio será responsável pela fiscalização e 50% da equipe.
Patrulhas também serão entregues para outros consórcios, entre eles do Vale do Teles Pires, na região de Alta Floresta, onde algumas rodovias ainda não pavimentadas estão praticamente intransitáveis. Rios transbordaram o o tráfego em alguns trechos foi interditado, entre eles nas MTs 206 e 208.
Cada consórcio é responsável por definir o cronograma de trabalhos.