O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) acredita que vai ser normalizado, em uma semana, o tráfego na BR-163 a 7 km de Lucas do Rio Verde (sentido Sorriso), onde meia pista está interditada desde sábado passado (para não cair) porque o barranco, acostamento e meio fio desmoronaram após barragem de uma represa estourar e um grande volume de água ter invadido a via. As equipes estão fazendo a regularização do solo e reconstruirão o barranco com pedras de 20 a 50 centímetro de diâmetro cada uma. "Como está muito molhado devido as intensas chuvas, não é possível tirar terra de outro local para pôr lá. Então, estamos usando pedra. O escalonamento vai ser feito em pedra", disse uma fonte de Só Notícias.
O trabalho será feito em aproximadamente 250 metros de extensão. Os estragos foram grandes e a pista Sorriso-Lucas foi interditada para o asfalto não cair. "Queremos liberar o tráfego o quando antes. Se não chover, nosso prazo é de uma semana. Caso chova, atrasará", explicou a fonte, acrescentando que ampresa "está com bastante equipamentos e diversos profissionais trabalhando, sob supervisão de engenheiro do DNIT". O técnico explicou que o trabalho de "escalonamento" da área atingida evoluiu bem de segunda-feira -quando iniciou a recuperação- até agora.
Como o tráfego de carretas, caminhões, ônibus e veículos é intenso na rodovia que liga o Nortão a capital, a sinalização no trecho em meia pista é feita também à noite e de madrugada, pelas equipes designadas pelo DNIT. A Polícia Rodoviária Federal faz o acompanhamento para manter motoristas em alerta e passarem no local em baixa velocidade.
Na madrugada em que a represa estourou a água invadiu a 163, um veículo foi arrastado e o motorista conseguiu sair e se segurou em uma árvore até ser resgatado pelos bombeiros.
(fotos: Só Notícias)