A concessionária da Usina Hidrelétrica Colíder contratou uma empresa de Lucas do Rio Verde para executar aterros e as obras de adequação na BR-163, na região do futuro reservatório do empreendimento. O extrato de contrato foi publicado no Diário Oficial da União, no valor pouco superior a R$ 2,4 milhões, com prazo de 210 dias de execução. Detalhes e cronograma ainda devem ser divulgados.
O empreendimento acompanha as obras de conclusão de pavimentação da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém (PA), e terá um reservatório de 171,7 km², que abrangerá territórios dos municípios de Nova Canaã do Norte, Itaúba, Colíder e Cláudia. A construção está bastante adiantada e a previsão é que o enchimento seja feito neste segundo semestre do próximo ano. A barragem terá estrutura de 1.560 metros de comprimento e 40 de altura.
Os equipamentos necessários para geração de energia e a parte automatizada, vão sendo instalados concomitantemente com a construção da casa de força.
Hoje, cerca de 1.200 funcionários trabalham na obra. Do total de trabalhadores, 41% são moradores da Área de Influência Indireta (AII), que inclui os municípios de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba, Cláudia e Sinop.
A usina terá potência instalada de 300 megawatts – o suficiente para atender ao consumo de aproximadamente 850 mil pessoas. É uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, com investimento previsto de R$1,2 bilhão. A previsão de entrega e funcionamento é no início de 2016.