O engenheiro da Secretaria Estadual de Transportes e Pavimentação Urbana, Silvio Martinelli, confirmou, há pouco, que os trabalhos de recuperação na MT-423, entre Claudia e Marcelândia, começaram hoje e devem durar pelo menos 30 dias em aproximadamente 1,2 mil metros de extensão. “Tem erosão dos dois lados da pista. Vamos trabalhar com trator esteira para fazer a contenção dessa erosão, em torno de 1,2 mil metros da pista. Só maquinas pesadas para resolver esse problema”, explicou ao Só Notícias.
As fortes chuvas formaram cratera de aproximadamente 3 metros de largura por 2 de profundidade, impedindo a passagem de veículos e caminhões. Motos ainda conseguem atravessar. “A rodovia é encaixada, sem saída de água na lateral, então desce pela rodovia. Tem também a água que vem da lavoura, aumentando o volume. Ali não é um terreno muito resistente, é arenoso, não aguenta o volume de água”, acrescentou.
A previsão de conclusão do trabalho é de 20 a 30 dias, dependendo do clima. “As chuvas nessa região não deixam trabalhar o dia inteiro. Vamos ter que trabalhar durante os dias de seca. Se não chover continuamente, conseguimos concluir em 30 dias, até antes”, apontou. O valor a ser investido para recuperação do local ainda não foi estimado.
Ainda segundo Silvio, na primeira semana de recuperação o tráfego na localidade deverá ficar impedido. “Durante uma semana não tem condições de passar”, reforçou. A população que circula entre Claudia e Marcelândia pelo trajeto, que é muito utilizado para o escoamento da safra agrícola e de toras para indústrias madeireiras, terá que buscar alternativas, como a BR-163.
(fotos: Tv Cidade)