A coleta de informações para o Censo 2010 nas principais cidades da região Norte entra na reta final, segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Sinop, por exemplo, pouco mais de 106 mil habitantes foram recenseados, o que corresponde a 93% do estimado. Já em número de domicílios, 31,7 mil foram visitados (92% do previsto).
Em Sorriso, até ontem, Só Notícias apurou que 53,6 mil habitantes tiveram informações coletadas, o que corresponde 89% da estimativa. Já de domicílios, foram 15,9 mil (87% do total). No município de Alta Floresta, foram recenseadas até o momento 42,9 mil habitantes ( 84% do total ) e 13,1 mil domicílios (85% do estimado).
Já em Lucas do Rio Verde, conforme Só Notícias informou, a população já cresceu cerca de 20% segundo o IBGE. Isto porque, da estimativa feita em 2009, de 33,5 mil habitantes, neste ano, já alcançou 40,4 mil. O número de domicílios estimados no ano passado foi de 10,1 mil e, neste, atingiu 12 mil. De acordo com o IBGE, os números ainda poderão sofrer alterações já que as coletas continuam.
No Estado, 80,98% da população matogrossense já foi recenseada. O número corresponde a pouco mais de 2,4 milhões de habitantes da estimativa feita ano passado que é de 3 milhões. Em pelo menos seis municípios a coleta de informações foi encerrada.
O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. É através dele que são coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.