Os índios podem liberar daqui a pouco o tráfego na BR-163, próximo a Itaúba ( a cerca de 100 km de Sinop), que foi retomado ontem, por volta das 16h. A Fundação Nacional do Índio deve apresentar um documento onde se compromete a atender algumas reivindicações e avaliar outras, feitas pela etnia Terena, para encerrar o manifesto.
A Polícia Rodoviária Federal, que mantém uma equipe permanentemente no local, para evitar conflitos entre índios e motoristas, foi informada que um funcionário da Funai entrou em acordo com os líderes dos Terena para entregar o ofício que seria da presidência da Funai. Os indígenas querem um centro de assistência (saúde, alimentação) em suas terras, localizadas entre Matupá e Peixoto de Azevedo. O núcleo mais próximo é em Colíder – cerca de 200 km onde eles vivem.
Conforme Só Notícias já informou, foi marcada audiência para dia 28, em Brasília, com representantes do governo estadual e um grupo de representante indígena, para tratar das reivindicações.
O bloqueio tem causado prejuízos e transtornos para milhares de pessoas que precisam trafegar pela 163 – principal rodovia que liga Nortão a capital. O protesto iniciou na segunda-feira e, em dois dias, o tráfego foi liberado por algumas horas.
Em instantes, mais detalhes.
Leia ainda
Presidente da Funai receberá índios para encerrar bloqueio no Nortão