Uma equipe da Secretaria de Infra-estrutura vistoria hoje os pontos críticos na MT-220 (Sinop-Juara) nos trechos onde há atoleiros. O trajeto mais ruim -cerca de 30 km- fica entre Americana do Norte (100 km de Sinop) até onde tem o asfalto. A previsão do governo era recuperar a rodovia a partir do dia 18. Mas choveu consideravelmente sexta-feira, sábado e hoje. Com isto, existe a possibilidade de começar antes porque a situação se agravou e muitos agricultores estão colhendo soja. “O trecho que, de veículo, era feito em 50 minutos agora dura cerca de uma hora e meia. Os caminhões carregados gastavam duas horas quando a estrada estava boa. Agora, são 4. É preciso urgente cascalhar e arrumar a rodovia”, cobrou um agricultor, em entrevista ao Só Notícias.
“Além da demora, outro problemas é que estão inflacionando o frete para escoar a safra. Antes estava R$ 12/tonelada. Agora, com a estrada em situação ruim, tem caminhoneiros cobrando R$ 14/tonelada. E a conta fica para o agricultor”, criticou. Alguns agricultores já usaram seus maquinários para patrolar a estrada quando há pequenas estiagem. “Mas é uma decisão paliativa. Tem que colocar cascalho. Caso contrário, o problema vai continuar até o fim do período chuvoso”, concluiu.
Não há um levantamento da quantidade de soja que está sendo colhida em fazendas no eixo da MT-220 e nas proximidades de Americana.