PUBLICIDADE

Nortão: aldeia destruída por incêndio recebe 7 mil quilos de mantimentos

PUBLICIDADE

O helicóptero Águia 2, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública retornou nesta terça-feira, da região Norte, onde participou da operação de ajuda aos índios da etnia Enawenê-Nawê, da aldeia Halatikwa, destruída por um incêndio acidental no último dia 15. Conforme o capitão Juliano Chirolli, o Águia 2 foi para a região auxiliar no transporte de mantimentos e equipamentos para a aldeia. Cerca de 7 mil quilos de mantimentos, ferramentas, lonas e redes foram transportados pelo helicóptero. Um médico também participou da operação no atendimento a alguns índios que se encontravam doentes.

Após o incêndio que destruiu a aldeia, o Governo do Estado, Exército Brasileiro, Defesa Civil, Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Associação de Produtores da Grande Primavera (Asprim) se uniram para prestar socorro aos índios.

A aldeia Halatikwa fica no município de Brasnorte. O transporte dos mantimentos e produtos foi feito pelo Águia 2 já que o acesso a aldeia é difícil. Além dos mantimentos foram transportadas lonas para abrigo, ferramentas necessárias para a construção dos abrigos, material de pesca, utensílios domésticos, e mantimentos – seis mil kg de milho, 1,3 mil kg de arroz, além de 500 kg de alimentos arrecadados pela Associação Indígena de Tangará da Serra.

Cerca de quinhentos índios, entre eles muitas crianças, moram na aldeia. Cinco policiais militares do Ciopaer participaram da operação junto com as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE