Cerca de 100 autuações e aproximadamente R$ 35 milhões em multas foram aplicadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, na operação Guardiões Goianos – Varredura, de combate ao desmatamento em Juara (308km de Sinop) e cidades vizinhas. A ação começou em 23 de abril e deve encerrar hoje. O órgão também divulgará o balanço final dos trabalhos, realizados por Ibama de Goiás com a Gerência Executiva de Juína.
Segundo o órgão, mais de 150 polígonos de desmatamentos foram vistoriados, priorizando aqueles com desmates recentes, dos anos de 2007 a 2008, tendo já embargado e autuado mais de 70 propriedades.
Com relação às atividades madeireiras, várias situações foram encontradas e, para cada uma, a medida cabível aplicada, havendo embargos, restrições de atividade, apreensões de maquinários, lacres de empresas madeireiras e, também, apreensão de carretas e de madeiras transportadas.
Educação Ambiental
Durante esse período de atuação em Juara, parte da equipe de fiscalização da Operação Guardiões Goianos trabalhou informação e educação ambiental junto à comunidade escolar, assentados e pequenos produtores, enfocando as questões ambientais locais e globais e suas consequências para a vida na terra.
Trabalhou também sobre a importância da Reserva Legal, das APPs e a necessidade da participação da comunidade nos cuidados com a terra e seus habitantes. Houve uma boa acolhida desse trabalho pela comunidade, por ser um trabalho de orientação, não só de repressão e punição.