PUBLICIDADE

Nortão: 47 mil m3 de madeira em tora são apreendidos

PUBLICIDADE

Fiscais da unidade regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em Juara apreenderam 47,753 metros cúbicos (m3) de madeira em toras que estavam sendo transportadas de forma irregular. Os transportadores estavam sem a Guia Florestal (GF), o documento que permite o transporte legal de madeira.

A operação foi denominada "Vagalume" pelo fato de ter sido realizada durante à noite e madrugada em madeireiras localizadas no município de Nova Maringá (400 km ao médio-norte de Cuiabá).

Segundo o diretor da unidade regional, Joelson de Figueiredo Campos, o objetivo da operação foi inibir e prevenir o transporte ilegal de madeira nos municípios da região. "A realização da operação durante o período da noite ou de madrugada visa surpreender os infratores no momento exato em que eles entram nas madeireiras", diz.

Durante a operação, os fiscais apreenderam 3 caminhões e autuaram as madeireiras que estavam recebendo o produto de origem vegetal, em toras, sem a devida Guia. Em uma das empresas, a Madeireira Alonso Ltda, os fiscais da Sema abordaram 1 caminhão que se encontrava no pátio carregado de madeira em toras em situação irregular.

O motorista, Geovaldo Pereira dos Santos, disse aos fiscais da Sema que estava fazendo um frete e admitiu que não possuía a documentação do produto. Nessa madeireira, os fiscais apreenderam aproximadamente 9 mil m3 de cumaru e mais de 2 mil m3 de garapa em toras, somando um total de cargas irregulares de mais de 11 mil m3.

O proprietário da empresa também foi autuado. O total das multas a todas às 3 madeireiras ultrapassou R$ 28 mil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE