PUBLICIDADE

Nobres e Rosário Oeste voltarão a ser jurisdição da vara de Diamantino

PUBLICIDADE

Os processos trabalhistas dos municípios de Nobres e de Rosário Oeste, que atualmente pertencem à jurisdição das varas de Cuiabá, deverão voltar a tramitar na Vara do Trabalho de Diamantino, conforme solicitação da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município. A mudança deve ocorrer assim que uma unidade da Justiça do Trabalho for instalada em Nova Mutum.

A proposição foi aprovada pela Comissão de Jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), tendo em vista o posicionamento do presidente da subseção da OAB de Diamantino, Celito Bernardi, e do advogado Moacir Ribeiro, que falou em nome dos profissionais de Nobres. As discussões foram acompanhadas ainda pelo presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile, e outros representantes da entidade. A aprovação se deu no último dia 14 de junho.

Atenta à redução do número de processos ajuizados nas duas cidades, após a mudança na jurisdição, e à iminente implantação de novas varas no médio-norte mato-grossense, a Comissão fez três propostas aos advogados: voltar à tramitação dos processos para Diamantino; manter em Cuiabá ou ainda passar os dois municípios para a jurisdição da futura Vara de Várzea Grande.

Os advogados defenderam o retorno a Diamantino alegando, entre outros pontos, a vinculação histórica e de logística dos municípios da região que faz com que as populações de Rosário e de Nobre recorram rotineiramente às estruturas existentes na cidade vizinha, a exemplo do INSS, da Receita Federal e da Caixa Econômica Federal, onde sacam o seguro-desemprego e o FGTS. "Partes e testemunhas avaliam que vir para Cuiabá é um transtorno, uma complicação. Tudo isso resultou na redução das ações trabalhistas, principalmente as de pequeno porte", explicou o advogado de Nobres.

A previsão para que a Vara de Diamantino seja desafogada com a instalação de uma unidade em Nova Mutum, conforme o Tribunal Regional do Trabalho é para o mês de agosto. "Quanto antes isso acontecer, melhor será para todos nós, advogados, partes e população em geral", reafirmou o presidente da subseção de Diamantino.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE