O nível do rio Cuiabá atingiu 6,31 metros, ontem à tarde, o que retira a cidade do estado de alerta e já caracteriza situação de normalidade. Mesmo assim, o Comitê de Gestão de Riscos montado pela prefeitura continua monitorando em tempo real a variação do nível das águas. “A redução do nível do rio já era esperada, mas vamos manter a atenção, pois, em virtude do período de chuvas, existe a possibilidade de voltar a aumentar”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito.
De acordo com a assessoria, no início da manhã de ontem, o nível do rio era de 7 metros, medida que foi diminuindo ao longo do dia. Apesar de ter chovido, nenhuma ocorrência foi registrada.
O Comitê de Gestão de Riscos foi criado por determinação do prefeito Mauro Mendes e é composto por representantes de dez secretarias municipais: Meio Ambiente, Governo, Serviços Urbanos, Obras Públicas, Assistência Social, Saúde, Cidades, Trânsito e Transportes Urbanos, Gestão e Comunicação.
A Secretaria de Serviços Urbanos disponibilizou seis caminhões com equipes para auxiliar no suporte e limpeza dos locais atingidos pelas chuvas. A Secretaria de Assistência Social colocou equipes em alerta para realizar atendimentos em casos de necessidade.
Já a Secretaria de Saúde está orientando e alertando as equipes multidisciplinares para os atendimentos de urgência e emergência em casos de doenças que podem ser ocasionadas pelas chuvas, principalmente a leptospirose.
Todas as demais secretarias também disponibilizaram equipes para planejamento e execução de ações.