Além de perder as casas e bens materiais, muitos moradores de Marcelândia (210 de Sinop) vítimas do incêndio ocorrido na última semana não conseguiram salvar nem os documentos pessoais. O governo do Estado, que está atuando em todas as áreas e com várias frentes de trabalho realiza, na próxima sexta-feira (20), o Mutirão da Cidadania para atender a população, incluindo a emissão de documentos. A Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social já enviou dois caminhões com mantimentos e donativos, entre eles 500 cobertores, 200 cestas básicas, 100 filtros e dois mil litros de água mineral. Os caminhões chegaram no sábado pela manhã e os donativos já foram distribuídos. O secretário da pasta, Jean Estevan Campos de Oliveira, informou que foram enviadas para o local três assistentes sociais que irão coordenar junto com o município o atendimento às famílias atingidas. “Estão sendo realizadas várias campanhas de arrecadação em prol das vítimas de Marcelândia, a presença das assistentes sociais do Estado servirá para fazer um levantamento real das necessidades e direcionar melhor o atendimento”, comentou o secretário.
Dentro de um plano de trabalho de reconstrução de Marcelândia, o Governo do Estado prepara a realização de cursos de qualificação. A preocupação é com a geração de empregos e fazer com que os atingidos que ficarão desempregados possam disputar uma vaga no mercado de trabalho. Entre as opções se discutem até cursos para que possam aprender a fabricar móveis e construção civil.
De acordo com a Defesa Civil de Mato Grosso, que está em Marcelândia desde quarta-feira, a população precisa agora de doações de mantimentos e utensílios, a quantidade de roupas e calçados doados já é suficiente para atender a demanda. O mutirão é realizado pelo governo, desde 2004, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e Secretaria de Justiça e Segurança Pública, conta ainda com a parceria de diversos órgãos e instituições. Entre as principais atividades constam a emissão de documentos, como RG, CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho, além de orientações jurídicas referentes aos direitos do consumidor, palestras, orientações sobre os programas sociais, atividades de lazer entre outros serviços.