O Poder Judiciário de Mato Grosso inicia hoje o movimento de conciliação nas 230 varas cíveis e de família, e nos 82 juizados especiais do Estado, com um total de 14.040 audiências agendas para hoje até quarta-feira. Em cada vara cível e de família e em cada juizado serão realizadas uma média de 15 audiências por dia, quando os magistrados promoverão a paz social através da conciliação.
A coordenadora estadual do movimento pela conciliação, juíza Clarice Claudino da Silva, informou que todos os magistrados de Mato Grosso que atuam nessas áreas estão engajados no movimento da conciliação.
De acordo com ela, a celebração de acordos por meio da conciliação traz satisfação para as partes envolvidas e proporciona a paz social através da efetivação da Justiça. A juíza enfatizou ainda o fato de que os acordos celebrados nas audiências de conciliação, dificilmente são descumpridos.
O movimento de conciliação que se inicia hoje está inserido dentro do cronograma de atividades estabelecido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Neste ano já foram realizados dois movimentos: no dia 26 de setembro foram realizadas audiências de conciliação em todos os Juizados Especiais do Estado. Na oportunidade as partes chegaram a um acordo em mais de 900 casos. Também ocorreram conciliações, em forma de mutirão, nos dias 1, 2 e 3 de outubro.
Para finalizar as atividades neste ano, está prevista a realização do Movimento Nacional pela Conciliação, que acontece no dia 8 de dezembro em parceria com o Conselho Nacional de Justiça.