O mutirão processual “Celeridade Já” em quatro varas judiciais de Sinop (Quarta, Quinta, Sexta – prorrogação – e Sétima), começou hoje e prossegue até o dia 21. Designado pela Corregedoria-Geral da Justiça, o regime conta com o auxílio de 12 servidores que, em conjunto com os funcionários que já trabalham nessas varas, vão atuar para dar mais efetividade à prestação jurisdicional. As atividades acontedem das 8h às 18h, e se concetram em registro, autuação e juntada (RAJ), bem como na expedição de documentos, publicação de matéria para imprensa e arquivamentos. Todos os servidores ocupantes dos cargos de assessores, gestor judicial, oficiais de justiça, técnico e de analista judiciário, lotados nas varas, laboram em período integral.
Foram convocados para o mutirão: Salma Pereira e Ilse Carletto (Quarta Vara), Lovânia Zeretzki e Iracema Girdardi (Quinta Vara), Vera Lúcia Borges, Leonete Rodrigues e Lourdete Gomes (Sexta Vara) e Júlia Buttner, Cristiane Donadel, Valdináira de Oliveira, Marissol Ramos e Ricardo de Souza (Sétima Vara). O número de processo que devem ser movimentados não foi divulgado.
Em 2014, a meta estabelecida pela equipe conduzida pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho, é movimentar até o mês de julho aproximadamente meio milhão de processos em trâmite na Primeira Instância da Justiça mato-grossense. Assim como ocorreu em 2013, este ano 40 varas judiciárias em situação considerada crítica serão selecionadas para receber equipes do mutirão.