Eliminar qualquer discriminação contra o idoso e garantir a sua inserção no meio econômico, social e cultural. Esse é o objetivo do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi), que promove em parceria com prefeituras a II Conferência de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa nos municípios de Mato Grosso.
Lucas do Rio Verde sediou o evento, na semana passada. Os conselheiros do Cededipi Isandir Oliveira de Rezende (OAB) e Francisco Delmondes Bentinho (Sindapi) foram os palestrantes do evento que tem como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”.
A Conferência proporciona diálogo, articulação e consenso, e o mais importante: direcionamento de demandas do poder público e da sociedade civil nesse tema.
Além de Lucas do Rio Verde, Juara, Nossa Senhora do Livramento e Tangará da Serra já realizaram a conferência. Os encontros municipais ocorrem antes da realização da 4ª Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado pelo Cededipi, que por sua vez é ligado a Secretaria-Executiva dos Conselhos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).