PUBLICIDADE

Municípios de MT implantarão projeto de gestão energética

PUBLICIDADE

A Eletrobras Eletronorte e 25 prefeituras de Mato Grosso assinaram hoje um acordo de cooperação técnica para implantação do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM). A solenidade aconteceu, às 14h, no auditório da Associação dos Municípios, com a presença dos prefeitos e da gerente executiva da Eletronorte, Solange Maria da Silva.

O acordo, com 24 meses de vigência, visa a implantação do programa que tem como objetivo o desenvolvimento de um diagnóstico do consumo de energia de todos os órgãos públicos ligados à Administração Municipal para identificar os principais pontos de consumo e os caminhos para diminuir custos, promovendo a economia e o uso racional da energia elétrica, por meio de ações que garantem economia, e modernização dos sistemas de uso-final da eletricidade nessas instalações. "O objetivo é eliminar o desperdício, o gasto indevido de energia. Todos ganham com essa medida. É bom para o município, para o Brasil", ressalta Solange Maria da Silva, gerente executiva da Eletrobras Eletronorte.

O projeto visa desenvolver ações integrantes no programa nacional de conservação de energia elétrica – Procel, por meio da metodologia Comunidades de Aprendizado em Gestão Energética Municipal, para capacitação e formação de Agentes Municipais de Eficiência Energética – AMEES. As principais metas do GEM são a redução das despesas com a conta de energia; aperfeiçoamento das condições para o turismo e lazer noturno, investindo na segurança dos centros urbanos; redução da demanda do sistema elétrico nacional, principalmente no horário de maior consumo; e estímulo às ações do uso correto da energia elétrica, para a redução de impactos ao meio ambiente.

O acordo firmado entre a Eletronorte e as prefeituras contempla a formação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal – UGEM, cujos membros farão a gestão dos gastos com energia do município e serão responsáveis por programas de combate ao desperdício, participando da elaboração de um Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica – PLAMGE. O Plano fará um mapeamento de todas as atividades desenvolvidas pelos órgãos municipais, identificando áreas, discriminando gastos de energia, identificando os pontos de desperdício e ações corretivas, e ainda elabora um cenário que mostra a evolução do consumo de energia num determinado período. Dessa forma a prefeitura poderá fazer uma avaliação do gasto de energia elétrica e o impacto nas despesas do município.

Todo custos do desenvolvimento do programa será subsidiado com recursos da Eletrobras Eletronorte. Assinarão o acordo os municípios: Água Boa, Barra do Bugres, Campinápolis, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Araputanga, Alto Araguaia, Alto Taquarí, Jauru, Campo Novo dos Parecis, Jaciara, Mirasol D"oeste, Nobres, Nova Mutum, Matupá, Pontes e Lacerda, Poconé, Pedra Preta, Lucas do Rio Verde, São José dos Quatro Marcos, Sorriso, Santo Antônio do Leverger, Sapezal e Rosário Oeste.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Abate mensal de gado em frigoríficos de Mato Grosso cai 3%

Os frigoríficos mato-grossenses abateram, mês passado, 627,18 mil cabeças...
PUBLICIDADE