Dos 60 estandes expostos na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), em andamento no Centro de Eventos do Pantanal, 16 deles são ocupados por prefeituras mato-grossenses. Muitas delas aproveitam a presença do público que tem ido até a FIT para, além de divulgar o artesanato e a culinária local, divulgar os pacotes turísticos que possuem. É o caso da Prefeitura de Campo Novos dos Parecis, que aproveita a presença na Feira Internacional para anunciar aos visitantes do evento a criação do 1º roteiro indígena de Mato Grosso.
De acordo com a diretora de Cultura de Campo Novo, Silvia Schneiders, os costumes indígenas ainda despertam curiosidade em muita gente e por isso, a prefeitura resolveu ajudar a divulgar o roteiro ‘Rota Parecis’. “Aqui tem tido público dos mais diversos estados e países, e está sendo a melhor oportunidade para expor essa atividade turística voltada para aqueles que desejam interagir de perto com os índios”, comenta Silvia Schneiders. O município de Campo Novo do Parecis possui 12 aldeias. Três delas fazem parte da Rota Parecis: Wazare, Quatro Cachoeiras e Utiariti.
Além de Campo Novo, Barra do Garças, é outro exemplo de município que aproveita a Feira para mostrar seu potencial turístico. A prefeitura montou três estandes para divulgar as belezas naturais da cidade e assim poder atrair novos investimentos para o setor.
Segundo a secretária de Turismo municipal, Mônica Porto, e feira representa a maior vitrine do trade turístico do Centro Oeste e a cidade não poderia perder a oportunidade para mostrar aos investidores, guias turísticos e às agências de turismo, o potencial existente. “Barra possui um calendário de eventos fixos, que poucas cidades mato-grossenses possuem, e para atrairmos visitantes precisamos mostrar essas belezas”, disse a secretária. A prefeitura de Barra do Garças também aproveita a participação na FIT Pantanal para lançar um pacote de turismo novo, que é o ‘Festival Comida de Boteco’, em que bares e restaurantes da cidade criarão pratos de culinária novos, que serão colocados em votação e os mais votados serão adicionados no cardápio dos empreendimentos participantes.
Vídeos e folders fazem parte do arsenal de apresentações e publicidade que a maioria das prefeituras disponibilizam aos visitantes da FIT.