O município de Matupá (207 quilômetros de Sinop) conseguiu melhorar o desempenho no ano passado, nas áreas de educação e saúde, em comparação com os resultados apresentados em 2015. Na educação, o município obteve a média 7,5, superior à de 2015, que foi 6,5. Na saúde, passou de 5 para 6. Os indicadores motivaram o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso a emitir parecer favorável à aprovação das contas anuais, referentes a 2016, sob a gestão de Valter Miotto Ferreira. As contas serão julgadas pelo Legislativo Municipal.
O conselheiro interino Moises Maciel, relator do processo, destacou, em seu voto, que na educação o município apresentou desempenho superior à média Brasil em seis dos 10 indicadores avaliados. Com 7,5 pontos, superou a média estadual, que é 6. Na saúde, superou a média Brasil em seis dos 10 indicadores, atingindo pontuação 6, acima da média estadual, que é 5.
Apesar da melhora no desempenho, foi recomendado ao chefe do Executivo Municipal que adote medidas para reverter as avaliações negativas dos resultados dos indicadores que apresentaram redução nas médias nacional e estadual. O voto do conselheiro relator, que acolheu parecer do Ministério Público de Contas, foi seguido pela unanimidade do Pleno.