A prefeitura e a câmara de Barra do Garças divulgaram, no início da noite, uma série de restrições ao comércio e locais com potencial de aglomeração de pessoas para conter o contágio do novo coronavírus (Covid-19). As medidas foram tomadas depois do registro de três óbitos e o reconhecimento da transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) pela secretaria municipal de Saúde.
As restrições valem por 15 dias e prorrogáveis se não houver uma redução de casos positivos. A partir de agora, ficam suspensas as atividades em cinemas, clubes, academias, bares, cafés, boates e casas de espetáculos e igrejas (cultos e missas). Já os estabelecimentos dos ramos de alimentação e bebidas poderão atender os consumidores somente nos sistemas delivery ou drive thru, das 6h às 23h.
O decreto estabelece também o funcionamento de farmácias, mercados, supermercados e distribuidoras de águas e gás, e comércio varejista sem a disposição de mesas e cadeiras nos interiores ou calçadas, com horário especial para o grupo de risco (três horas pela manhã), uso obrigatório de máscaras e produtos de higienização.
Ainda compõe as restrições a proibição de competições esportivas, acesso aos parques públicos (Serra Azul, Porto do Baé e Águas Quentes), acessos as cachoeiras ou praias e adoção de medidas de higienização nas agências bancárias, casas lotéricas e correspondentes.
Segundo o prefeito Roberto Farias, caso sejam necessárias, medidas mais drásticas serão tomadas em Barra do Garças, entre elas, o lockdown (fechamento total e confinamento obrigatório em casa). Ele cobrou a colaboração da população para se evitar aglomerações, que têm contribuído para o aumento de casos de Covid-19.
Conforme Só Notícias já informou, Barra do Garças registrou quatro mortes, sendo três nos últimos dias. A última vítima, ontem, é uma mulher de 60 anos, que estava hospitalizada. No domingo, também faleceu no município o ex-prefeito de Ponte Branca, Sandoval Nogueira de Moraes, 82 anos. No sábado, morreu um homem, de 72 anos, que estava internado desde 30 de abril. O outro ocorreu no último dia 20 e o homem tinha 54 anos.