A Segurança Pública de Mato Grosso possui, atualmente, 1.924 mulheres em seu quadro funcional. Esse número equivale a 19% do efetivo total do setor, que hoje é aproximadamente de dez mil profissionais. De acordo com a Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a Polícia Judiciária Civil é a instituição da segurança que possui o maior número de mulheres no quadro funcional, somando 896 servidoras. Desse total, 487 são investigadoras, 326 escrivãs e 46 delegadas.
Ainda, de acordo com a Superintendência, a Polícia Militar possui 629 policiais femininas, sendo que 388 delas são soldados, 82 cabos e 42 primeiro sargento. Tenente-coronel, major, capitão, primeiro e segundo tenente, aspirante e aluno oficial e segundo e terceiro sargento são outras patentes ocupadas por mulheres na Polícia Militar.
O setor informou ainda que 203 mulheres atuam na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Desse total, 68 são papiloscopistas, 32 peritas criminais oficiais e 21 técnicas em necropsia. Já o Corpo de Bombeiros possui 53 bombeiras. A maioria das mulheres da instituição ocupam o cargo de soldado, totalizando 26.
Na área administrativa, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) possui 143 mulheres. Para a superintendente de Gestão de Pessoas da Sesp, Tatiana Guedes, atualmente as mulheres estão mais capacitadas, o que permite com que elas ocupem cargos que até pouco tempo eram exercidas por homens. "As mulheres estão fazendo a diferença nessas funções".
O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destaca que a cada ano o espaço da mulher na segurança pública está aumentando "dando a área um desenvolvimento intelectual e instintivo, muitas vezes sobrepondo a força".