A Secretaria Municipal de Obras está iniciando a implantação do Projeto de Estruturação Urbana “Sorriso 2020”, com medidas que visam o melhoramento do trânsito no perímetro urbano. Algumas ruas do centro da cidade já sofreram modificações transformando-se em via de sentido único, e outras ainda terão seu sentido alterado.
Quem passa pela rua Desbravadores, no centro, deverá prestar atenção, pois a mesma foi transformada em mão única, tendo o sentido Avenida Tancredo Neves à Rua Lupicínio Rodrigues como correto. Outra que teve seu sentido alterado foi a Rua Verão, próxima à Escola Ivete de Lourdes Arenhardt. Segundo o secretário de obras, Nery Cerutti, as próximas ruas a sofrerem alterações serão: Eurico Dutra, que passará a ser via de mão única no sentido Rua Desbravadores à Porto Alegre, e a Marechal Cândido Rondon e que terá como sentido obrigatório a Tancredo Neves à Natalino João Brescansin.
Após as mudanças nos sentidos das ruas, será necessária a implantação de 20 rótulas. As rótulas que facilitarão o tráfego no município deverão ser implantadas na Perimetral Sudoeste, Perimetral Nordeste, avenidas Tancredo Neves, Natalino João Brescansin e Brasil. Ainda poderá haver rótulas nos cruzamentos da Curitiba, Blumenau, Porto Alegre, Marginal Esquerda, Marginal Direita e Natalino João Brescansin com a Foz do Iguaçu e Bené.
O Plano de Estruturação Urbana – Sorriso 2020, elaborado pela Equipe Jaime Lerner Arquitetos Associados, de Curitiba, tem o objetivo de projetar o desenvolvimento sócio-econômico-urbanístico para a cidade e Município nos próximos 20 anos. O plano contempla o aspecto urbanístico, definindo áreas de expansão urbana, áreas de incremento industrial, área de outros serviços; um sistema viário adequado para a situação presente, com perspectivas futuras; e um programa de saneamento básico, compatível com os padrões de desenvolvimento que valorizem a qualidade de vida.