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Mudança não agrada usuários do Detran na capital

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No primeiro dia da mudança de horário de atendimento nos órgãos estaduais, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) foi alvo de reclamações por parte dos usuários que demonstraram insatisfação com o novo período de funcionamento. A autarquia passou a atender apenas no período vespertino, conforme o decreto emitido pelo governo do Estado.

Esperando o atendimento no setor de vistoria, o casal Marli Moreira, 60, e Osmar Moreira, 65, salientou que seria melhor continuar o trabalho durante todo o dia. “Assim, a tendência é nem ser atendido porque parece que fica mais demorado, a fila quase não anda e olha que ainda são duas filas para vistoria”, avaliou Osmar.

Sandro Alfaro, 46 anos, definiu a medida como uma falta de respeito com o contribuinte, o qual precisa esperar no sol quente, por causa também da falta de um local apropriado. “Qual a justificativa para isso? Trabalhamos no período integral, eles também podem. Não há economia nesse tipo de ação. Sem contar que a gente sai do serviço para vir aqui, tem que fazer os ajustes necessários e ainda enfrenta o atraso no horário da vistoria. Eu também tenho compromisso”.

Para Dhienifer Araújo, 22 anos, além de funcionar em apenas um período, o problema está no turno. “Por que não colocaram pela manhã? É um pouco mais fresco, creio que seria melhor para o usuário”.

No setor de documentação, a empresária Laura Silva, 40 anos, comentou que mesmo com a questão de agendamento de horário, o atendimento deveria continuar em tempo integral. “Apesar de ser marcado, ainda assim é apenas dentro de um horário, de acordo com a disponibilidade do órgão. Ficou muito ruim”.

Com os dois turnos disponíveis para atendimento, José Augustinho de Oliveira, 57, aponta que o Detran já sofria com uma grande procura por parte da população. “Assim fica pior porque antes a gente tinha opção para ser atendido em um dos turnos, tinha mais tempo para correr atrás das coisas. Essa alteração foi uma tragédia. As coisas precisam melhorar e não piorar”.

A diretora de veículos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Talita Peske, explica que o grande fluxo no órgão é das 13h às 15h e diz que a avaliação da população quanto à mudança do horário pode estar relacionada com a falta de informação. “Mensuramos que a população nos procura mais à tarde, é sem comparação. Se a população ficar insatisfeita no início é pela falta de informação, pode não ter visto a veiculação da mudança. Também foi muito rápida”.

A alteração de horário para um turno de seis horas foi uma decisão em conjunto com o Estado. O horário vespertino foi determinado no decreto estadual.

Peske diz ainda que a mudança não vai alterar o atendimento no órgão. “Ela vai ser bem atendida nesse período, das 12h às 18h e todo mundo será contemplado”.

A diretora responde aos apontamentos feitos pelos contribuintes e alega que o tempo de espera na autarquia não é alto e reforça que há uma estruturação para o atendimento à população. Se ontem tinha a fila, era resultado daqueles que estiveram no órgão fora do horário, mas mesmo assim, decidiram esperar pelo atendimento. “Essa espera depende do serviço. No licenciamento, por exemplo, não se espera mais de 10 minutos. A abertura de processo, dependendo, poderá ser atendido em setores diferentes, não leva mais de 20 minutos ou meia hora”.

No setor de vistorias, a demora seria resultado também do momento transitório dos atendimentos e alguns casos que não puderam ser remarcados, foram mantidos. A partir de amanhã (28), as vistorias serão marcadas apenas no período vespertino.

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