A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoa (Cetrap), auxiliará a Pastoral da Mulher Marginalizada na realização do seminário “Ação em Rede no Enfrentamento da Exploração Sexual Infanto Juvenil”. O objetivo do evento é aprofundar a discussão sobre o enfrentamento às violações de direitos de criança e adolescente, por meio da articulação e mobilização das diversas organizações que atuam na defesa e atendimento da população de crianças e adolescentes.
O seminário será realizado nos dias 25 e 26 deste mês, na avenida Dom Orlando Chaves, no bairro Cristo Rei, próximo ao Hospital Metropolitano. No primeiro dia, Maria Augusta Dib, doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro da Pastoral da Mulher Marginalizada, debaterá o tema “Contemporaneidade e Cultura dos Excessos”.
Em seguida a representante do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Danille Silva trata da “Contextualização sobre as violações de direitos da população infanto juvenil no Brasil e no estado de Mato Grosso”. Este mesmo painel será acompanhado pela oficial de Programação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e representante do Conselho Estadual do Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Thais Dumet Faria.
O terceiro painel discute “Olhares da sociedade civil sobre Enfrentamento a violações de direitos”. Aqui, os expositores são o professor mestre Joseleno Vieira dos Santos, coordenador do Fórum Goiano de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o professor mestre Clóvis Vailant.
O último painel do primeiro dia, intitulado “Diálogos: Políticas Públicas no Enfrentamento às Violações de Direito da Criança e Adolescente”, reunirá o coordenador da Escola de Conselhos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Antônio José Angelo Motti; o promotor de Justiça da Comarca de Rondonópolis e Coordenador do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes de Rondonópolis/MT, Ari Costa, e a coordenadora do Programa Saúde do Adolescente/SES/MT e Membro do Cetrap e Cedca, Cleidi Elaine.
Às 18h, será realizada reunião entre representantes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com vistas a rearticulação da Comissão Interestadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Região Centro-Oeste.
No segundo dia do seminário, serão realizados três painéis. O primeiro discute o Enfrentamento ao tráfico de pessoas – Olhar do Sistema de Garantia de Direitos; o segundo debate as Redes de Articulação no enfrentamento as violações de direitos de Criança e Adolescente, e o terceiro tratar do trabalho da igreja no enfrentamento da violência sexual infanto juvenil.
Às 13h será apresentada a Comissão Interestadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Região Centro-Oeste, com representante do DF, MS, GO e MT. O encerramento do evento está previsto para 16h.