PUBLICIDADE

MT Hemocentro prepara campanha para atender demanda de fim de ano

PUBLICIDADE

Os meses de novembro e dezembro são os períodos mais preocupantes para o único banco público de sangue do Estado, o MT Hemocentro. Em novembro ocorrem dois feriados e dezembro tem as festividades de Natal e de fim de ano, além disso, é justamente nesse período que muitas pessoas tiram férias. Esses fatos acabam comprometendo o estoque que atende regularmente as unidades hospitalares de 141 municípios, inclusive os prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande, além de cinco hospitais entre público e particular.

Para prevenir a baixa no estoque, a direção do MT Hemocentro em parceria com empresa do ramo de joalheria promove nos dias 13 e 14 de novembro a Campanha “Seu sangue vale ouro”. O doador que comparecer ao Hemocentro na Rua 13 de Junho, bairro do Porto, em Cuiabá, ganhará um brinde especial, uma pulseira com um pingente. A joalheria doou 400 brindes para a campanha. Além disso, os irmãos e empresários que são donos da joalheria, Felipe e Gustavo Goezer Pereira, são doadores de sangue e por aférese.

Nesta sexta-feira, dia 10, os dois irmãos foram ao Hemocentro fazer doação por aférese, um procedimento que dura em média uma hora e meia. Felipe é doador de plaquetas há 12 anos e vê nessa ação uma forma de ajudar o próximo independentemente de quem seja além de cuidar melhor de sua própria saúde. Para ser doador de sangue e de aférese o doador precisa estar bem de saúde e ter uma vida saudável. 

“O sucesso dessa campanha é fazer com que mais pessoas dediquem um tempo para doar vida e que essa ação se transforme em uma rotina, um doador fidedigno para garantir sangue e seus elementos para muita gente que precisa para poder continuar vivendo”, destaca Felipe Goezer Pereira.

Segundo informou a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, por mês a unidade recebe 100 doações por aférese. Cada doação de elementos do sangue, como plasma e plaquetas, equivale a oito doações de sangue. E uma bolsa coletada é doada a um paciente. As pessoas que mais precisam de doações de componentes do sangue são: hemofílicos, portadores de câncer e de anemia, hemorragia grave por deficiência de plaquetas, pacientes com deficiência dos fatores de coagulação, ou para a produção de derivados do plasma e hipofibrinogenia, disfibrinogenia, deficiência do Fator XIII, pacientes com deficiências do sistema imunológico, tratamento após exposição a alguns agentes infecciosos e queimaduras, hipoalbuminemia, hemorragia e choque.

Para a campanha de doação de sangue nos dias 13 e 14 de novembro, a direção do MT Hemocentro espera receber pelo menos 200 novos doadores. A doação de sangue é mais rápida, demora em média 15 minutos. O doador deve ter idade entre 16 a 69 anos e estar bem de saúde.

Silvana Salomão parabenizou a iniciativa dos empresários do ramo de joalheria em apoiar a campanha e destacou que ação como essa fortalece ainda mais a importância da sociedade participar ativamente de doação de sangue e de seus componentes, pois a maior beneficiada é a própria sociedade em geral.

“O nosso papel é o de servir à sociedade no momento em que mais precisa de apoio do Poder Público, quando um paciente depende de sangue ou de seus componentes para continuar vivo. As doações no MT Hemocentro são fornecidas à população de forma gratuita e com 100% de qualidade, pois são usados equipamentos de alta tecnologia e insumos descartáveis para cada doador que voluntariamente doa o seu sangue”, ressaltou Salomão.

No período de janeiro a agosto de 2017 o MT Hemocentro registrou 39.882 candidatos a doador de sangue e, nesse mesmo período, a unidade coletou 29.862 bolsas de sangue.

O MT Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 e está localizado na Rua 13 de Junho, 1.055, Bairro Porto, em Cuiabá. Outra Unidade de Coleta de sangue na capital fica no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, na Av. General Valle, 192, e funciona das 7h às 15h30. As informações são assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE