O Hemocentro teve 89% dos seus processos de trabalhos validados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A instituição foi aprovada após inspeção realizada por representantes da Anvisa e da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal este mês. Com avaliação, o MT Hemocentro alcançou a classificação de médio baixo risco.
Além da equipe da vigilância sanitária, representantes do Ministério da Saúde também estiveram em Cuiabá para participar de reunião com a secretária adjunta de gestão estratégica, Margarete Chaves. O objetivo do encontro também foi avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo MT Hemocentro à população.
Para o coordenador geral de sangue e hemoderivados, João Paulo Baccara, os avanços realizados pela atual gestão são de extrema importância para a qualidade do serviço prestado. “Na última visita, antes da Copa de 2014, o Ministério visitou o MT Hemocentro na intenção de interditá-lo. Hoje estamos surpresos, pois passamos de alto risco para médio baixo risco”, explicou o coordenador, destacando que esse é o padrão de qualidade necessário para buscar a excelência no atendimento.
Baccara afirmou ainda que o próximo passo é o fornecimento de plasma à Hemobras, em 2016. “O plasma produzido hoje pelo MT Hemocentro é de altíssima qualidade e precisamos utiliza-lo”. A Hemobras é uma indústria brasileira que produz medicação, como a albumina e a imunoglobulina, para atender pacientes hematológicos. No processo de produção, a indústria utiliza como matéria prima o plasma produzido na Hemorrede nacional e estadual.
O trabalho realizado pelo MT Hemocentro também teve o parecer favorável da assessora técnica em Hemoterapia, Bárbara de Jesus Simões, e das técnicas da equipe do Programa de Qualidade em Hemoterapia, do Ministério da Saúde.
Na avaliação da diretora do MT Hemocentro, Elianne Curvo, as ações realizadas no primeiro semestre de 2015, principalmente nos últimos quatro meses, foram imprescindíveis para o alcance do alto padrão de qualidade adquiridos na execução dos serviços.
A secretária adjunta, Margarete Chaves, destacou o empenho da nova gestão em disponibilizar para população um serviço de saúde de alta qualidade. “Temos trabalhado em conjunto com a nova direção do MT Hemocentro para melhorar cada vez mais o sangue ofertado e assim proporcionar um serviço 100% seguro e de qualidade”. Para ela, o avanço obtido é resultado do trabalho de todos os servidores e do apoio recebido das diretorias e gerências.
Durante a reunião com os servidores do MT Hemocentro, a equipe da Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados se mostrou entusiasmada com tantas mudanças em tão pouco tempo. O repasse dos resultados de cada setor foi realizado individualmente, com destaque para o alcance de 100% de qualidade dos setores de Transfusão de Sangue e de Imuno-Hemato, onde são realizados os testes de tipagem, entre outros exames.