Projeto do secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, pretende substituir cerca de 250 pontes de madeira por construções de concreto em Mato Grosso. O plano usado está orçado em R$ 600 milhões, que seriam captados por meio de empréstimo junto ao governo federal e com instituições financeiras devidamente credenciadas.
De acordo com a assessoria, o governo tem a capacidade financeira para pleitear este recurso para a viabilização deste projeto. Um estudo realizado pela pasta aponta que há em Mato Grosso cerca de duas mil pontes, bueiros e galerias. Deste total, a grande maioria é feita de madeira, o que traz riscos e insegurança, principalmente, em períodos chuvosos ou atípicos com um volume imenso de água.
A ideia do secretário é justamente reduzir estes riscos construindo as obras em concreto. Como são muitas, a princípio, seriam escolhidos os 250 principais pontos no Estado. A prioridade da secretaria seria, principalmente, as pontes que ficam localizadas nas rodovias estaduais.
No momento estão sendo feito os projetos para angariar o recurso necessário. A previsão do secretário é de que o trabalho de substituição destas pontes seja realizado ainda este ano, com a conclusão total em quatro anos.