Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) mantém o bloqueio na BR-070, em Cáceres, nas proximidades da ponte sobre o rio Paraguai. A Polícia Rodoviária Federal informou, ao Só Notícias, que a previsão era de liberar temporariamente o tráfego a partir das 11h com retorno às 14h, no entanto, isso não ocorreu. Os manifestantes permanecem irredutíveis nas negociações. Interditado desde às 6h, o tráfego foi liberado às 11h, na BR-364, em Rondonópolis, mas foi fechado novamente, por volta das 14h10. Segundo a PRF, foi registrado cerca de 15 quilômetros de congestionamento neste local.
Já na Serra de São Vicente, na mesma rodovia, (saída de Cuiabá para Rondonópolis) não foi informado se o protesto continua.
Agentes estão nos locais coordenando o trânsito e tentando contornar a situação. Apenas viaturas policiais e ambulâncias estão autorizadas a passar. A PRF já havia sido comunicada dos bloqueios no final de semana. Conforme Só Notícias já informou, uma das principais cobranças do movimento é a agilização da reforma agrária com o assentamento de mais de dez mil famílias que estão acampadas no Estado.
Em comunicado, os manifestantes tecem críticas ao agronegócio e também ao governo. “Enquanto o governo investe no agro e no hidronegócio a agricultura familiar e camponesa, os povos indígenas e comunidades tradicionais perdem territórios e direitos. Mesmo assim quase 80% da alimentação consumida no Brasil é produzida pela agricultura dos pequenos, segundo senso do próprio IBGE, preserva o meio ambiente e gera emprego”.
(Atualizada às 14h24)