O tráfego na BR-163, nas proximidades de Sorriso, foi liberado, e não há previsão para novos bloqueios. Em entrevista ao Só Notícias, um dos coordenadores estaduais do Movimento dos Sem Terra (MST), Edilson Almeida, explicou que os manifestantes não irão mais trancar a rodovia federal. No entanto, eles ainda esperam que as negociações de membros do MST e do Incra, em Brasília, avancem. Não está totalmente descartado um novo bloqueio, em outra oportunidade, caso o Incra não aponte algum tipo de solução para os manifestantes.
Este foi o quarto dia de bloqueio feito por assentados em áreas nos municípios de Sorriso, Cláudia e União do Sul. Eles reivindicam regularização documental das terras, além de concessão de crédito. O bloqueio iniciou na segunda-feira (16), houve uma trégua para negociações com Incra na quarta-feira (18), com o trancamento sendo retomado ontem de manhã e hoje. Conforme Só Notícias já informou, os manifestantes estiveram reunidos com o superintendente do Incra, Valdir Barranco, mas as negociações não avançaram e o manifesto continuou.
Alguns motoristas estão usando uma rota alternativa, pela estrada vicinal na comunidade Barreiro, que aumenta o trajeto em cerca de 30 km. Mas a via não estaria em boas condições de tráfego.
(Atualizada às 14h50)