Um grupo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocupou, hoje de madrugada, duas fazendas, que eles apontam como supostamente improdutivas, em Mato Grosso. De acordo com a assessoria do movimento, cerca de 120 famílias estão acampadas na Fazenda Rancho Verde, localizado em Cáceres, e outras 250 famílias entraram na Fazenda Mutum, no município de Glória D”Oeste. As famílias vão permanecer onde estão e chamar o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para negociar.
O coordenador estadual do MST, Genadir Vieira, disse que as famílias entraram pacificamente na Fazenda Rancho Verde, antes do sol nascer e que por enquanto está tudo tranquilo no local. Ele explicou que já houve ocupação nessas áreas e que elas são estratégicas para o grupo. “A Rancho Verde é improdutiva e fica bem próxima à área urbana. A Mutum é muito grande, improdutiva também, e fica ao lado da BR-174 de Mirassol”.
Em nota pública, o MST chama a população para “lutar” pela reforma agrária e contra o latifúndio. Em outro ato, o movimento acampou durante quase todo o mês de abril no Trevo Lagarto, em Várzea Grande, para marcar as Jornadas de Lutas. Mas afirma que ficou isolado, sem o devido respaldo do Governo do Estado e do Incra.