Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) em Mato Grosso bloqueiam pelo terceiro dia consecutivo trechos das rodovias federais no Estado. O grupo, que reúne integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Trabalhadores Assentados (MTA) e Movimento 13 de Outubro, faz parte do Movimento Unitário, que realiza protestos em todo o país.
Os integrantes do MST bloqueiam trechos da BR-070, em Cáceres e em Barra do Garças, além da BR-364, em Rondonópolis. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) controlam o tráfego, que deve ser liberado no início da tarde. Segundo o coordenador estadual do MST, José Vieira, hoje os trabalhadores rurais protestam também contra a fome no mundo, no “Dia Mundial da Alimentação”. “Haverá atos em Cáceres e Rondonópolis, chamando a atenção para a fome, principalmente no país, um dos maiores produtores de grãos do Mundo”.
Em Cuiabá, grupo de cerca de 120 pessoas acampam em frente à sede do Incra. Durante o período da tarde, os trabalhadores rurais devem se reunir com um representante do órgão.
Eles reivindicam avanços nas negociações com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no que compete ao assentamento das famílias e mais assistência nos acampamentos.