PUBLICIDADE

MPT pretende ampliar parcerias com o governo do Estado

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa recebeu hoje, véspera do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a visita do procurador-geral do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília, Otávio Brito Lopes, que esteve acompanhado do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 23ª Região, Raulino Maracujá Coutinho Filho. Foi uma visita institucional de agradecimento pelas parcerias que o Estado de Mato Grosso vem mantendo com o MPT.

"Agradecer a parceria que o Governo do Estado de Mato Grosso tem com o Ministério Público do Trabalho por meio de diversos órgãos estaduais. Essa parceria tem sido vitoriosa em diversas áreas, principalmente na proteção ao trabalhador aqui no Estado de Mato Grosso. Ao mesmo tempo viemos buscar outros caminhos para intensificar ampliar essas parcerias", salientou Otávio Lopes.

O procurador disse que Mato Grosso é um Estado muito ágil e integrado. Essa integração, segundo ele, tem sido a tônica do trabalho desenvolvido como um todo – aí envolvendo o governo do Estado, o governo Federal e o Ministério Público do Trabalho. "Acredito que essa integração, essa agilidade é de extrema importância para a população, principalmente aquela que precisa de apoio quando em situação de risco".

A data de 28 de janeiro foi oficializada como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. O procurador Otávio Brito Lopes disse que a data é importante para lembrar o problema que existe no país, mas é importante destacar que muito já foi feito no combate ao trabalho escravo. "O próprio reconhecimento do estado brasileiro que existe o trabalho escravo já é um marco. O Brasil reconhece e vem implementando uma série de medidas no sentido de combater e eliminar essa prática". Ele lembra que a maioria dos países onde o problema também existe não reconhece a sua existência. Ao deixar de reconhecer o combate ao trabalho escravo também deixa de existir.

O secretário Adjunto de Trabalho e Emprego, da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setecs), Jean Estevan, que também participou da reunião, disse que a visita do procurador-geral do Trabalho, Otávio Lopes, é importante no sentido de reforçar a parceria já estabelecida entre o órgão e o governo do Estado. Por meio dessa parceria Mato Grosso está investindo recursos na capacitação de pessoal, no aparelhamento do atendimento ao trabalhador. Um dos resultados dessa parceria, Estevan cita a construção da Casa do Trabalhador.

Durante a audiência com o governador Silval Barbosa foram abordados os mais diversos trabalhos desenvolvidos pela Setecs e pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae). Depois da criação da Coetrae, em 2007, segundo Jean Estevan, de 2008 para cá houve uma diminuição sensível, perceptível pelas autoridades que vieram conhecer as nossas experiências e ao mesmo tempo compartilhar com aqueles estados que buscam avançar. "Hoje Mato Grosso é referência no combate ao trabalho escravo, como também na questão de criar condições para que os investimentos sejam canalizados em ações que visam erradicar; tratar os egressos com respeitos e proporcionando melhores oportunidades". Após a visita ao governador Silval Barbosa, o procurador foi conhecer a sede da Superintendência de Trabalho e Emprego (Sine) em Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE