Nos próximos dias, a Justiça Federal de Mato Grosso deverá julgar o pedido do Ministério Público Federal de afastamento do serviço público dos policiais civis Neuri Alves da Silva e Jocenil Paulo de França e do policial militar Adonai Novaes de Oliveira. Os três foram denunciados por tráfico de drogas e envolvimento na organização criminosa desarticulada durante a investigação chamada de Operação Maranello.
No pedido para afastamento dos policiais, o Ministério Público Federal argumenta que as acusações que pesam contra os três policiais, calçadas em firmes elementos de prova, não condizem com a permanência deles no cargo público.
Caso o pedido de afastamento dos servidores públicos seja atendido pela Justiça, não significará, por hora, a perda do cargo público – esta punição somente pode ser decretada quando a ação penal a qual os policiais respondem for julgada.
Segundo explica a procuradora Vanessa Ribeiro Scarmagnani, o afastamento dos policiais do cargo público neste período em que ainda são produzidas provas e o juiz formula a sua convicção sobre o caso é uma medida de proteção e resguardo da ordem pública.
A medida cautelar de afastamento de cargo público com pedido de antecipação de tutela, proposta pelo Ministério Público Federal nesta quarta-feira (03/03), será julgada pela Justiça Federal em Mato Grosso.