O Ministério Público Federal solicitou informações da Infraero sobre as panes elétricas ocorridas no sistema de iluminação da pista do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, nos meses de janeiro e fevereiro. O ofício assinado pelo procurador da República Gustavo Nogami cobra esclarecimentos detalhados do órgão sobre a atual situação do sistema de balizamento de pouso e de iluminação da pista, assim como as providências adotadas para sanear as eventuais falhas.
De acordo com o procurador da República, o MPF tomou conhecimento dos problemas e das consequências causadas pela falha no sistema de iluminação por meio de matérias publicadas pela imprensa local e nacional.
Diversos problemas de iluminação na pista do aeroporto Marechal Rondon, o mais movimentado de Mato Grosso, teriam ocasionado o cancelamento de pousos e de decolagens, além do redirecionamento de voos destinados a Cuiabá para outras cidades, gerando vários prejuízos para inúmeros passageiros, inclusive o desvio de UTI aérea para a cidade de Rondonópolis.
O Ministério Público Federal, a fim de investigar possíveis falhas no sistema de iluminação das pistas do aeroporto, instaurou um procedimento preparatório e solicitou esclarecimentos da Infraero. O prazo para os trabalhos é de 90 dias.